Por que é uma boa notícia o estudo mostrando que a Covid se espalhou pelo mundo

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Por Fábio Campos
fabiocampos@focuspoder.com.br

Reportagem da revista britânica The Economist aponta que uma das certezas acerca da Covid-19 é que o contágio se espalhou mais rápido do que os dados oficiais são capazes de medir. A maioria dos países testou com moderação, concentrando-se nos doentes. Apenas 0,1% dos americanos e 0,2% dos italianos foram testados e apresentaram resultados positivos. O Brasil testou ainda menos que os EUA ou a Itália.

Um artigo de Justin Silverman e Alex Washburne usa dados sobre doenças semelhantes à influenza para mostrar que o Covid-19 está agora difundido nos Estados Unidos. Diante disso, o raciocínio é o seguinte: A Covid-19 leva 20-25 dias para matar vítimas. O estudo calcula que 7 milhões de americanos foram infectados de 8 a 14 de março, e dados oficiais mostram 7.000 mortes três semanas depois. A taxa de mortalidade resultante é de 0,1%. Portanto, semelhante à da gripe.

O que poderia soar alarmante (o número gigante de contagiados), é reconfortante (a baixíssima taxa de mortalidade). O 0,1% de mortalidade “é incrivelmente baixo, apenas um décimo de algumas outras estimativas”, aponta o texto da The Economist. “Talvez os hospitais de Nova York estejam transbordando porque o vírus é tão contagioso que, em uma semana, atingiu o equivalente a um ano de casos de gripe”.

Por esse raciocínio, a taxa de mortalidade por Covid no Brasil também pode ser muito baixa e equivalente às das gripes. Com baixíssima testagem e, portanto, sem dados confiáveis, o País não sabe ao certo quantos brasileiros já foram contaminados pelo coronavírus, principalmente pela grande quantidade de assintomáticos ou com sintomas leves.

Porém, estima-se que o número de casos de Covid-19 no Brasil pode ser até 12 vezes maior do que mostram os dados oficiais. Pelo meno é essa a conclusão do NOIS (Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde) da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio).

De acordo com esse levantamento, apenas 8% das infecções são notificadas. A porcentagem foi obtida calculando uma taxa de mortalidade esperada, levando em conta a pirâmide etária do local estudado; e a proporção de mortos em relação aos casos com desfecho — ou seja, se o paciente faleceu ou se recuperou. Quanto maior for a diferença entre a taxa de mortalidade esperada e a mortalidade nos casos com desfecho, maior será a subnotificação, dizem os pesquisadores.

Caso a perspectiva do estudo brasileiro esteja correta, há possivelmente hoje no Brasil cerca de 310 mil infectados, já com imunidade ou ainda no desenvolvimento do contágio. Até aqui (tarde de quarta-feira, 15), foram cerca de 1.600 mortes no Brasil. Ou seja, uma taxa de mortalidade de aproximadamente 0,5%. No entanto, seguindo a linha norte-americana, a quantidade de subnotificação no caso brasileiro pode ser ainda maior, o que elevaria mais para baixo o índice de mortalidade.

Fontes: “Usando a vigilância ILI para estimar taxas de detecção de casos específicos do estado”, por J. Silverman & A. Washburne; Johns Hopkins CSSE

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

MAIS LIDAS DO DIA

Nordeste supera Região Sul e se firma como segundo polo de inovação do Brasil

Marquise reforça inovação como motor estratégico

Spark elétrico será montado no Ceará em regime SKD; Entenda o que significa

MP Eleitoral não acata pedido de prisão de Ciro, mas pede restrições cautelares

PDT fluminense sonha com Ciro para disputar Governo do Rio de Janeiro

Turismo brasileiro registra maior faturamento da série histórica e soma R$ 108 bilhões no semestre

Fux diverge de Moraes e Dino e vota por anular processo da trama golpista no STF

A última jogada do STF no tabuleiro do Golpe de 8 de janeiro – Moraes (rainha) já apontou o ex-rei (Bolsonaro) como chefe do golpe; Fux (bispo) tenta anular tudo

Fortaleza registra deflação de 0,07% em agosto com queda de energia e alimentos