O poder é do povo, sempre será assim! Por Frederico Cortez

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Frederico Cortez é advogado, especialista em direito empresarial e sócio do escritório Cortez&Gonçalves Advogados Associados. Consultor jurídico e articulista do Focus.jor

Frederico Cortez
cortez@focuspoder.com.br
O Brasil deu um salto rumo ao crescimento e desenvolvimento sustentável, com a aprovação na data de ontem (10/07) do texto base da PEC da Previdência. Falta muito ainda, claro. Mas com certeza, foi um grande passo para o amadurecimento político de todos nós. Impera no País, o sistema indireto de representatividade política. Ou seja, o eleitor confere o seu poder de decisão ao candidato eleito.
Quem saiu grande em toda essa votação não foram os articuladores da reforma da Previdência, e sim o Povo. Fato é que até janeiro, a Câmara dos Deputados não tinha votos contabilizados suficientes para a aprovação da PEC 6/2019 (Previdência). Então, qual o motivo para os 379 votos a favor da reforma? Não sei o ar que se respira dentro do parlamento ou nos gabinetes dos deputados federais, mas uma coisa é certa: a sociedade não aguenta mais ser escalpelada em detrimento de alguns clãs. E assim foi feita a sua vontade!
Já escrevi em artigo passado no Focus, em março de 2018, acerca da necessidade primeva em se alterar o sistema previdenciário, praticado até então. Inconcebível, em pleno século XXI, uma grande maioria custear vultosas aposentadorias e pensões de poucos. A “escravidão” já acabou e faz tempo! A aposentadoria ou pensão tem que ser arcada pelos beneficiários e não pelo Estado. Há que se quebrar o arcaico paradigma de que é dever do governante prover as necessidades previdenciárias dos governados. A cultura de poupança é o novo desafio que bate à nossa porta, a partir de agora.
Em qualquer sociedade capitalista e liberal, o Estado atua tão apenas como um organismo fiscalizador. A economia ganha vida própria, onde todos têm espaço para crescer e desenvolver. Foi-se o tempo de que o tributo aplicado no contribuinte (pessoa física ou jurídica) era a única fonte de renda do ente estatal. É tempo de acreditar, incentivar e dotar de condições o cidadão para que desperte o seu lado empreendedor. O retorno virá com uma força maior do que o acomodado sistema tributário voraz, que ainda temos.
Então, a votação de ontem surpreendeu até mesmo os incrédulos e crédulos parlamentares, como também analistas políticos, formadores de opinião e/ou simpatizantes desse ecossistema (a política) criado pelo homem. Caciques políticos determinando os votos de parlamentares? Não mais, um sinal positivo. A política com p minúsculo está em trânsito para a política com P maiúsculo. Esse fenômeno é interessante, pois até mesmo “velhos” políticos começaram a “enxergar” que o tom da música mudou. A renovação na Câmara dos Deputados vem sinalizando para o discurso em prol do coletivismo e não para fazer coro à velhas práticas da velha política.
O caminho é esse, “todo o poder emana do povo”. A própria Constituição Federal já nos diz isso em seu parágrafo único do artigo primeiro, desde 1988. A sociedade civil, as entidades de classes e demais atores mostraram que é possível sim fazer mudanças essenciais, em busca do bem maior. Agora, que venha a reforma tributária!

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

MAIS LIDAS DO DIA

PDT fluminense sonha com Ciro para disputar Governo do Rio de Janeiro

Turismo brasileiro registra maior faturamento da série histórica e soma R$ 108 bilhões no semestre

Fux diverge de Moraes e Dino e vota por anular processo da trama golpista no STF

A última jogada do STF no tabuleiro do Golpe de 8 de janeiro – Moraes (rainha) já apontou o ex-rei (Bolsonaro) como chefe do golpe; Fux (bispo) tenta anular tudo

Fortaleza registra deflação de 0,07% em agosto com queda de energia e alimentos

Ceará inaugura terminal multimodal de cargas frias no Pecém com investimento de R$ 105 milhões

Quando o sentido chega depois; Por Gera Teixeira

E agora, Padre Melchior? Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

TJCE é destaque nacional no STJ: sete enunciados cearenses são aprovados no 1º Congresso da Corte judiciária