Fortaleza Empreendedora: a inspiradora história do vendedor de pipocas que tem uma “rede” de carrinhos e é palestrante do Sebrae

COMPARTILHE A NOTÍCIA

 

Cristiano Sousa da Silva, em entrevista para o projeto “Fortaleza Empreendedora”

Ludovica Duarte
luduarte@focuspoder.com.br
A busca por histórias inspiradoras de empreendedorismo nos levou ao pipoqueiro Cristiano Sousa da Silva, microempreendedor individual que, há 5 anos, tem a venda de pipoca como a principal geração de renda da família. No terceiro episódio da websérie “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram”, o proprietário da Pipoca Show conta como superou dificuldades, legalizou seu negócio, buscou inovar com qualidade, criatividade e atenção ao consumidor para se destacar entre os concorrentes, e, atualmente, compartilha sua vivência em palestras para outros microempreendedores.
Natural de Mombaça, Cristiano é um dos muitos cearenses que saem do interior para buscar novas oportunidades na Capital. Com 33 anos e ensino médio completo, Cristiano já trabalhou como motoboy e em uma distribuidora de frangos e frios, mas foi como vendedor de pipoca que se transformou em uma referência para milhares de pessoas que todos os dias enfrentam o desafio de montar seu próprio pequeno negócio.
A falta de um ponto fixo era uma das principais dificuldades do início. “Ficava andando no calçadão, sem cadastro, correndo dos fiscais. Era ruim para as vendas, porque não tinha como atrair os clientes”, conta Cristiano. Conseguir um cadastro para atuar na Beira Mar era difícil, devido ao grande número de pipoqueiros já cadastrados. A solução veio de uma boa ação despretensiosa de Cristiano. “Um dia, encontrei um casal de idosos que vendia pipoca na Beira Mar e ajudei prestando os primeiros socorros ao senhor que estava passando mal. No final, a senhora disse que não dava mais para eles trabalharem e ofereceu o cadastro deles para que eu tivesse um ponto fixo”. Pouco tempo depois, Cristiano conseguiu a titularidade do cadastro e passou a atuar legalmente na Beira Mar.
Em 2016, adquiriu um carrinho novo através do projeto “Meu Carrinho Empreendedor”, da Prefeitura de Fortaleza. Trabalhando diariamente em uma área turística e com diversidade de serviços, Cristiano logo percebeu que precisava inovar para se destacar na grande concorrência. Passou a ouvir os clientes e pesquisar diferenciais para oferecer ao público. Investiu na qualidade do produto e usou da criatividade para atrair e fidelizar os clientes.
A Pipoca Show oferece uma variedade de coberturas e acompanhamentos, além de benefícios como wifi, carregador portátil, pagamento no cartão de crédito ou débito, cartão fidelidade e cardápio em inglês. Cristiano investiu também em kits de higiene (guardanapos, palito de dentes e bombom), álcool em gel e luvas descartáveis, fortalecendo a imagem do seu negócio com uma higiene impecável. “Tudo que tem na Pipoca Show é devido a demanda. Os clientes pediam e eu, na medida do possível, buscava atender”, conta.
O microempreendedor está sempre inovando, promovendo ações de marketing para atrair e fidelizar o cliente. No dia das crianças, distribui brinquedos como cortesia na compra de uma pipoca. Aos fins de semana, utiliza uma roleta de prêmios para conquistar o público, e nas mídias sociais da Pipoca Show (@cristiano_pipoca_show), além de divulgar a marca, realiza promoções e sorteios. Foi através das mídias sociais que Cristiano conquistou parcerias de negócio. A Pipoca Show recebeu patrocínio de algumas empresas que, em contrapartida, divulgam sua marca no carrinho de pipoca.
Em 2018, Cristiano capacitou e empregou mais um empreendedor. Montou um segundo carrinho com a identidade visual e diferenciais da Pipoca Show e, assim como ele, também atua na Beira Mar. A média de faturamento é de R$ 100 por dia em cada carrinho.
A marca está em expansão. Com o patrocínio de um casal de clientes do Rio Grande do Sul, Cristiano está montando o terceiro carrinho da Pipoca Show, capacitando e empregando mais um empreendedor. A terceira unidade da marca inicia atividades em julho deste ano, no Lago Jacarey, ponto turístico localizado na zona sul de Fortaleza.
O perfil empreendedor, a proatividade e a desenvoltura na comunicação fizeram com que Cristiano conquistasse outro espaço no mundo dos negócios. Com 5 anos de experiência, ele sentiu a necessidade de repassar seu conhecimento a outros empreendedores e buscou parceria com o SEBRAE para ministrar palestras, falando sobre inovação, criatividade, qualidade de atendimento e serviços, motivação pessoal e empreendedorismo.
“Nas palestras, busco mostrar que o empreendedorismo é um conjunto de fatores que pode lhe ajudar. Se você não se tornar um grande empresário, você vira uma pessoa melhor, mais organizada, mais focada. O empreendedorismo transforma. Uma das coisas mais importantes que conquistei é o reconhecimento do que eu era antes da Pipoca Show e da pessoa que sou hoje”, conclui Cristiano.

O projeto “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram” é uma realização da Focus.TV, com a direção geral de Fábio Campos, produção de Ludovica Duarte, filmagem e edição da ADJETIVA Vídeo Branding e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Libercard e Grupo Marquise, com apoio cultural da Assembleia Legislativa e Fundação Capistrano de Abreu.
Leia mais
+Assista ao primeiro episódio da websérie “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram”
+Fortaleza Empreendedora: conheça a história de Severino Ramalho Neto que, de um momento desafiador, despertou para o empreendedorismo
+Severino Neto conta sua trajetória na estreia da série “Fortaleza Empreendedora”, nova produção do Focus.jor
+Fortaleza Empreendedora: conheça a inspiradora história de Ana Lúcia Mota na gestão da Cerbras
 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

MAIS LIDAS DO DIA

Advocacia: a voz que não se deve calar. Por Camilla Goés

STJ: Planos de saúde devem cobrir emergências em cirurgias estéticas

GM estreia produção de carros elétricos no Polo Automotivo do Ceará

Bolsonaro está “debilitado” e não irá a julgamento, diz advogado

STF mantém validade de delação sobre trama golpista envolvendo Bolsonaro

Cesta básica em Fortaleza registra queda de 2,04% em agosto de 2025

Do básico ao topo: Hapvida diversifica e aposta no premium

Brasil é 4º país com mais jovens fora da escola e do trabalho, alerta OCDE

Infância endividada; Por Gera Teixeira